Fred Pinto Ferreira
O Amor Encontra-te no Fim
Já saiu o primeiro álbum a solo de Fred Pinto Ferreira. Chama-se “O Amor Encontra-te no Fim”.
O Fred da Orelha, da Banda do Mar, dos OIOAI, dos Buraka Som Sistema e de todos os artistas que já produziu, inspirou fundo e deixou que as baquetas tocassem ao ritmo só do seu coração.
Devo confessar, antes de mais, que comecei por escorregar na “NÓS 2”. Fiquei por lá umas boas dezenas de “plays” antes de conseguir ouvir o resto. Aquele “vocal”, pfff…aquele “vocal” é isco de chocolate para o meu ouvido.
“O Amor Encontra-te no Fim” tem as arritmias da Orelha. Não admira, o coração é o mesmo. Já as restantes vísceras são todas do Fred que as dispõe em forma de beats, samples, instrumentos tocados ao vivo e camadas e camadas de muitas das referências que o fizeram chegar aqui: Marcelo Camelo, AMaura e Francis Dale, Carlão, Zé Pedro…Dilla, Valete, Sam The Kid, Boss AC, têm todos um “cameo” na banda sonora deste filme composto quase em clausura durante vários meses no seu estúdio de Lisboa.
Intenso, vem lá bem do fundo do Fred que se arrisca sozinho nesta viagem que faz questão que seja também nossa. Tal como diz o Zé Pedro em “GESHE”, “…temos de estabelecer uma corrente…uma cadeia (…) eu recebo como dou…acho que isso é a grande função da vida.”
E no fim, o Amor em forma de banda sonora que também encaixa que nem ginjas nos episódios da vida de cada um de nós que a escuta.
Parabéns Fred!
*destaco “NÓS 2”, “Ferraria”, “A Tua Falta” e “Fica”