M do dia
16.10.2019 • 12:10 por Mónica Mendes

Michael Kiwanuka – Novo Álbum a Estoirar e o Concerto no Super Bock em Stock

Em 2012 fui Londres a propósito do lançamento de Michael Kiwanuka.

Estava a apresentar-se ao mundo com o álbum “Home Again” que foi (e é!) um bálsamo de honestidade massajado por uma alma velha que ouvi até partir aquelas “pataletas” do CD, sabem?

Na altura entrevistei-o antes de assistir ao concerto para a imprensa, numa sala simpática onde foi muito bem recebido. Infelizmente levei um electrodoméstico para registar a entrevista que resolveu parar de gravar sem eu me aperceber e, de vinte e tal minutos de conversa, fiquei apenas com dois. Dois minutos. Chorei. Não estou a brincar, chorei mesmo, durante um fim de semana inteiro. Depois aproveitei aqueles dois minutos até ao tutano. A tentar quebrar o gelo inicial, disse-lhe que tinha lido algures que um dos seus álbuns preferidos de sempre era “What’s Going On?” de Marvin Gaye, era também um dos meus! Foi bastante efusivo na resposta, lembro-me bem: “Yes! Yes!…of course it is!” e explicou-me que tanto a produção, arriscadíssima para a altura, assim como os problemas que de lá saltavam, aquilo tudo junto era bombástico. Do resto da entrevista lembro-me de pouco mas de certeza que quis saber de onde lhe vinha aquela idade avançada que carrega na voz, o gosto audível por arranjos de outros tempos trazidos a estes com fluidez e oxigénio, da guitarra que o acompanha, dos assuntos que canta…

Michael Kiwanuka tem um novo álbum a rebentar, “Kiwanuka” que já começa a tomar forma com os 3 singles que desbravam o terreno para dia 1 de Novembro, data do lançamento.

“Hero” fala sobre heróis que partiram cedo demais, Martin Luther King, Tupac, Sam Cooke, John Lennon, Malcom X e, cá está, Marvin Gaye…

Vejam aqui o vídeo e não se esqueçam, por nada, que Michael Kiwanuka actua nesta edição do Super Bock em Stock, 22 e 23 e Novembro na Avenida da Liberdade em Lisboa.